Engenharia Química

 

Engenharia Química é a área da Engenharia responsável pelo estudo e aplicação das ciências e tecnologias envolvidas na transformação de matérias primas em produtos úteis ao ser humano.

O artigo III da constituição do Instituto Americano de Engenheiros Químicos (American Institute of Chemical Engineers - AICHE) define: “Engenharia Química é a profissão em que o conhecimento de matemática, química e outras ciências naturais, adquirido pelo estudo, experiência e prática é aplicado com a finalidade de desenvolver formas econômicas de utilizar materiais e energia para o benefício da humanidade”.

Dessa forma a Engenharia Química é responsável pelas etapas envolvidas na transformação da matéria e energia em produtos, compreendendo desde a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (concepção dos produtos a serem obtidos, planejamento e realização de experimentos, simulação e otimização de processos), até a construção e operação das plantas industriais.

O principal campo de atuação do Engenheiro Químico é constituído pelas indústrias químicas. Em seu sentido mais amplo, a indústria química abrange, além da fabricação de produtos químicos propriamente ditos, também os setores de petroquímica, tintas e pigmentos, detergentes, plásticos e borrachas, celulose e papel, cimento, fertilizantes, alimentos, fármacos, novos materiais, processos biotecnológicos etc.

Outro campo importante de atuação do engenheiro químico é a preservação do meio ambiente, inclusive em campos não ligados diretamente à indústria química, como o tratamento e reciclagem de resíduos urbanos e industriais.

 

 

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”

Antoine Lavoisier

 

Grade curricular do curso de Engenharia Química diurno

 

Grade curricular do curso de Engenharia Química noturno