NANO SPRAY DRYER B-90 ADVANCED

 
nano-spray-dryer-b-90-advanced.jpg

A técnica de secagem por atomização ou “spray-drying” é um método fácil de obtenção de micro- e nanopartículas, amplamente utilizado em processos industriais, para a preparação de produtos farmacêuticos, alimentícios, etc. Consiste em um importante método para o desenvolvimento de novos sistemas particulados em escala experimental, que permite fácil transposição para escala industrial. Dentro da área farmacêutica, a maior vantagem desta técnica consiste na possibilidade de obtenção de micro- e nanopartículas através da dispersão de um princípio ativo em uma solução contendo polímeros naturais ou sintéticos, ou, ainda, outras substâncias, sem a necessidade de utilização de solventes orgânicos.

O método de secagem por atomização consiste na passagem de uma solução ou suspensão, através de um orifício atomizador, para a câmara de secagem sob a forma de gotículas, em co-corrente, contracorrente ou fluxo misto de ar quente, que promove a rápida secagem das gotículas. As partículas sólidas secas são, então, separadas e recolhidas, podendo apresentar-se sob a forma de pós finos, granulados ou aglomerados. Há quatro etapas principais no processo de secagem por aspersão: (a) atomização da alimentação; (b) evaporação da umidade e (c) recuperação do produto (limpeza do agente de secagem).

As variáveis devem ser controladas visando à obtenção de rendimento e de teor de umidade adequados (no caso de sistemas aquosos), estabilidade química, minimização da aderência de partículas na câmara de secagem e características tecnológicas específicas. As propriedades do produto são normalmente determinadas pelos fatores relacionados às características do material de entrada e do processamento, isto é, parâmetros de operação e equipamento.

Os trabalhos relacionados à técnica de secagem por atomização direcionam-se para a obtenção do produto seco e para a utilização do mesmo em ciclos de produção distintos. Sob o aspecto de produto intermediário de processo, produtos secos por atomização são valorizados devido à sua elevada estabilidade química e microbiológica, e maior facilidade de transporte e de armazenamento.

Os produtos obtidos pelo método de secagem por aspersão são comumente empregados como intermediários no desenvolvimento de formas farmacêuticas compartimentadas como cápsulas e comprimidos.

Vale a pena ressaltar, ainda, que o método de secagem por atomização exerce influência não somente sobre as características tecnológicas, físicas e químicas dos produtos obtidos, podendo também interferir na sua atividade biológica.

A secagem por atomização produz esferas relativamente uniformes apresentando a mesma proporção de compostos não voláteis que a alimentação líquida homogênea. Portanto, a mesma pode ser utilizada para preparar misturas complexas de sólidos que não podem ser produzidas por métodos mecânicos.

As propriedades das partículas produzidas por spray-dryer, tais como: tamanho, índice de polidispersidade e morfologia dependem, principalmente, da geometria da agulha, da velocidade de alimentação do spray-dryer e das condições operacionais como, por exemplo, a temperatura do ar de entrada ou a velocidade de rotação do atomizador rotativo.

Dentre os equipamentos de secagem por atomização disponíveis no mercado, o “Nano Spray Dryer”, modelo B-90, fabricado pela Büchi – representa uma revolução na técnica de secagem, devido à sua habilidade única de gerar partículas com tamanho em escala nanométrica, com alto rendimento, partindo de apenas alguns miligramas de amostra. Este equipamento é, portanto, particularmente adaptado para as necessidades do mercado dentro das áreas: farmacêutica, biotecnologia, materiais e nanotecnologia. Tais áreas mostram, de forma clara, a necessidade atual de desenvolvimento de formulações complexas, contendo ingredientes altamente ativos para as mais diversas aplicações.

O “Nano Spray-Dryer”, modelo B-90 requer miligramas de amostras para conversão de líquidos em materiais sólidos, com alto rendimento. A revista “Journal of Controlled Release” publicou no ano de 2010, em colaboração com a empresa BÜCHI, uma revisão, contendo todas as características e vantagens do Nano-Spray-Dryer B-90 (X. Li et al. Journal of Controlled Release 147 (2010) 304–310).

Principais características do equipamento:

  •   Processo de secagem eficiente, mesmo para quantidades mínimas de amostra (mL, mg);
  •   Tecnologia inovadora de atomização efeito piezoelétrico para pequenas partículas em faixa micro ou nanométrica;
  •   Estreita faixa de distribuição do tamanho de partículas;
  •   Coletor de partículas eletrostático para maior rendimento no caso de pequenas partículas;
  •   Acessórios modulares de vidro;
  •   Rápido ajuste e fácil limpeza;
  •   Fácil esterilização

Principais benefícios:

  •   Produção de micro e nanopartículas com estreita distribuição de tamanhos;
  •   Necessidade de pequena quantidade de amostra para obtenção de um produto na forma de pó seco;
  •   Perda mínima de material durante o processo de secagem (com alto rendimento);
  •   Processo eficiente e rápido graças à facilidade de montagem, limpeza e rapidez na troca de amostras;
  •   Ajuste simples do equipamento para necessidades especiais com a vantagem de disponibilidade de diversos acessórios (ex. acessório para solventes orgânicos, controle de tamanho de partículas, etc).

O “Nano Spray-Dryer” é o equipamento ideal para laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias farmacêuticas e dosagem de medicamentos.

Mercados:

  •   Indústria farmacêutica;
  •   Biotecnologia;
  •   Materiais;
  •   Nanotecnologia.

Áreas de aplicação:

  •   Suspensão de Nanopartículas / Nanoemulsões
  •   Micro- e nanoencapsulação de diversos princípios ativos;
  •   Redução do tamanho de nanopartículas
  •   Modificações estruturais
  •   Secagem de soluções (ou suspensões) aquosas orgânicas.

FABRICANTE: Büchi Labortechnik AG

ORIGEM: Suíça